No mês dedicado ao debate sobre a importância da doação de órgãos, a Associação dos Funcionários Públicos do Espírito Santo, em Vitória, organiza uma programação para marcar a data. Panfletagem, abordagem a pacientes e acompanhantes, palestras e corpo-a-corpo junto a flanelinhas e pessoas do entorno do hospital fazem parte das ações.

A referência da Comissão Intra-Hospitalar de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplante (CIHDOTT) da unidade, , Samira Sopeletti Capelini, explica que o objetivo é, justamente, conscientizar o maior número de pessoas sobre a doação de órgãos. “Queremos explicar, levar informação, enfim, esclarecer as dúvidas e promover o debate. Para isso, pensamos em uma programação que contemplasse o público interno e externo, além, é claro, de movimentar o entorno do hospital”, contou, Samira Sopeletti Capelini.

Logo nos primeiros dias do mês de setembro, a fachada da AFPES ganhou a cor verde, símbolo da campanha, e o funcionários receberam as camisas da ação. As panfletagens e a abordagem a pacientes e acompanhantes acontecem todos os dias, já o corpo-a-corpo no entorno do hospital estão programados para acontecer duas vezes na semana.

“A AFPES é referência para o Estado, por isso, queremos fazer nossa parte e ir além dos ‘nossos muros’. A ação junto a flanelinhas e pessoas do entorno acontece duas vezes por semana com a distribuição de bonés e sacolinhas de lixo para os carros, todos com as cores e símbolo da campanha”, completou , Samira Sopeletti Capelini, referênica da CIHDOTT da AFPES.

O ponto alto da programação do Setembro Verde da AFPES são as palestras que acontecem dia 23, às 13 horas, no auditório da instituição. A equipe da Central de Transplantes do Estado (CET-ES) abordará o tema e contará com o depoimento de pacientes que receberam a doação de órgãos e de outros que estão na fila aguardando um transplante.

“Acreditamos que esse será o momento mais marcante da programação. Casos reais mexem com as pessoas. Precisamos nos colocar no lugar do outro e a doação de órgãos é isso, é saber que o próximo precisa do seu ‘sim’”, finalizou o diretor técnico da AFPES, Enrico Miguel Stucchi.

Assessoria de Comunicação AFPES
Ravane Denadai
(27) 99823-4551
assessoria.afpes@afpes.com.b