Vacinas são substâncias preparadas à base de proteínas, toxinas, partes de bactéria ou vírus, ou mesmo vírus e bactéria inteiros. Tanto atenuados [ enfraquecidos ] ou mortos, estimulam o sistema imunológico, ou seja, nossa defesa, para prevenir o surgimento de determinadas doenças.

Ao se vacinar, o organismo, através do estímulo à produção de anticorpos [ soldados ], estabelece defesas contra agentes infecciosos causadores de doenças.

As vacinas permitem que o sistema imunológico de uma pessoa imunizada para uma determinada doença uma vez exposta ao microrganismo, reaja de forma a não desenvolver ou se tornar resistente a formas graves de infecção, mesmo anos após sua administração, pois, o mecanismo de ação das vacinas gera uma espécie de memória defensiva.

A vacinação é um dos meios mais baratos e eficazes de prevenir doenças infecciosas graves.

Para esclarecimentos, as seis vacinas infantis básicas – difteria, coqueluche, tétano, poliomielite, sarampo e tuberculose, evitam por ano, pelo menos 2,7 milhões de mortes por sarampo, tétano neonatal e coqueluche e 200 000 de casos de paralisia por poliomielite. A utilização generalizada das vacinas oferece a possibilidade de controlar e até erradicar algumas doenças, como aconteceu com a varíola e a poliomielite nas Américas e nos Estados Unidos a quase eliminação de rubéola congênita, tétano e difteria, além de uma acentuada redução de coqueluche, rubéola, sarampo, caxumba e meningite tipo B.

Compete aos profissionais do Ministério da Saúde, a promoção e a vigilância do estado de imunização da população. Em virtude disso, existe a convocação para a população de risco ser vacinada de acordo com a doença infecto-contagiante do momento.

Recentemente tivemos campanha de imunização para a febre amarela e no momento estamos em campanha para gripe H1N1, H3N2 e outros tipos de vírus influenza.

Existe diferença entre ser vacinado em posto médico pelo poder público e em clínica particular?

Em relação a eficácia de proteção da vacina NÃO. Somente, no que se refere a custo e tempo de atendimento.

Nos postos de vacinação do poder público, como a procura da população é bem maior que nas Clinicas particulares, as filas são intermináveis, gerando reclamação e descontentamento por parte dos que procuram estes postos de vacinação.

A saúde é o bem mais precioso que temos e a vacinação é o método mais barato e seguro de prevenção de doenças!

CUIDE DE VOCÊ E DA SUA FAMÍLIA — VACINE-SE!
Silvernoque Jose dos Santos

afpes
afpes