Em meio ao caos instalado pela Covid19, tantas perdas e dias aflitos, a esperança acompanhada da medicina revelou nesta segunda feira (20) o que muitos podem chamar de milagre. Jeferson Silva Barzbosa é mais um vitorioso curado do corona vírus.

Diagnosticado com Síndrome de Down e autismo, Jeferson deu entrada no Hospital da AFEPES em junho. Na manhã do dia 24, o quadro apresentado pelo paciente era de grande desconforto respiratório. Acompanhado por familiares, ele foi imediatamente encaminhado para a UTI.

A situação em que ele chegou ao hospital gerou grande preocupação nos acompanhantes, inclusive na irmã dele, Marta. Ela é responsável pelos cuidados especiais que Jeferson necessita no dia a dia e

cumpre o papel de cuidar dele com muito zelo, amor e carinho.

O momento era de apreensão. Chorosa e bastante abalada, a família buscava não perder a Fé, e a todo instante acreditava na dedicação e empenho da equipe médica.

Dentro da UTI, agitação com a chegada do Jeferson. Todas as tentativas foram feitas para evitar a intubação. A equipe explica que, diante da pandemia, ter um paciente com necessidades especiais em ventilação mecânica – suporte de oxigênio que uma máquina fornece ao paciente que não consegue respirar sozinho – seria algo bem preocupante. Mas logo levantou-se a hipótese de diagnóstico: COVID-19.

Diante os fatos e posteriormente aos exames, a hipótese foi confirmada. O exame para COVID-19 foi confirmado positivo.

Trabalho intenso, dia após dia. Equipe multidisciplinar empenhada, todos profissionais oferecendo o melhor de si. Jeferson conquistou carinho de toda equipe. Cada um que passava pelo box do Jeferson clamava a Deus pela melhora dele. O receio de perdê-lo não era apenas dos familiares, mas de todos. Entre punção periférica, punção profunda, PAM, drogas vasoativas, sedações e vários cuidados de enfermagem, a luta continuou.

Jeferson bravamente foi apresentada melhora, aos poucos foi respondendo bem ao tratamento e através da vida dele, todos contemplaram o que se pode dizer de um milagre. As drogas foram retiradas e Jeferson ficou acordado. Chegou o momento de retirar o suporte de Ventilação Invasiva. Mas devido às necessidades especiais dele, e durante o fornecimento de um atendimento humanizado, foi solicitado que o familiar que o Jeferson mais é apegado comparesse ao hospital.

Caso houvesse alguma agitação por parte dele, ele se sentiria confortável e seguro ao lado do seu familiar.

Marta prontamente compareceu a Instituição. Ansiosa, eufórica para vê-lo. Jeferson, mais uma vez surpreendeu. Apresentou melhora, evoluiu de uma forma encantadora. A equipe médica pode contemplar um verdadeiro Campeão.

Jeferson venceu o COVID-19 e recebeu alta da UTI. Rodeado de carinho, com direito a balões, placas com frases de incentivo e coberto de emoção por todos, Jeferson foi encaminhado para enfermaria. Nas palavras de quem acompanhou o enredo desta história, “de onde menos se acredita que dará frutos é dali que surge o milagre”.