Doar sangue é um ato de amor!
É um ato que salva vidas!
O Dia Nacional do Doador de Sangue é celebrado em 25 de novembro e reforça a importância da doação de sangue e da sensibilização de novos doadores.
“Aqui na AFPES buscamos trabalhar a conscientização e a importância da doação de sangue. Diariamente, profissionais fazem a abordagem com familiares de pacientes internados. As orientações tornam o gesto efetivo e possibilitam manter os estoques dos bancos de sangue compatíveis com a demanda. Doar sangue é doar vida”, destacou a presidente da AFPES, Maria de Fátima Vieira dos Santos.
Seja um doador:
🔹Para doar sangue é preciso ter de 16 a 69 anos de idade, sendo que a primeira doação deve ser feita obrigatoriamente até os 60 anos.
🔹Menores de 18 anos só podem doar com a autorização dos responsáveis.
🔹Caso o voluntário tenha almoçado, o procedimento deve ser feito após três horas.
🔹E se for um doador frequente, ele não pode deixar de obedecer ao intervalo para doação, que deve ser de dois em dois meses para homens e de três em três meses para mulheres.
🔹O interessado deve apresentar um documento original com foto, preencher um cadastro com informações básicas e responder a um questionário. Em seguida, passará por triagem para examinar sinais vitais como pressão, pulso e temperatura.
#AFPES