Você sabe o que é trombose?

A trombose é a formação ou desenvolvimento de um de coágulo sanguíneo (trombo) que dificulta ou obstrui a circulação do sangue.

Isso pode gerar consequências como:
– inchaço
– vermelhidão
– dor
– limitações de movimento

A trombose pode ser superficial ou profunda. Entretanto, em qualquer dos casos o tratamento com medicação deve ser urgente, porque o coágulo de sangue pode se desprender e fluir através da corrente sanguínea alojando-se em órgãos como os pulmões, gerando uma embolia pulmonar; ou no cérebro, gerando uma trombose cerebral, por exemplo. Situações graves que podem levar à morte.

— Existem dois tipos de trombose:
*Trombose venosa
É causada por um coágulo de sangue que se desenvolve em uma veia. Pode ser o resultado de doenças ou lesões nas veias das pernas, imobilidade por qualquer motivo, fratura, certos medicamentos, obesidade, doenças hereditárias ou predisposição hereditária.

*Trombose arterial
É causada por um coágulo de sangue que se desenvolve em uma artéria. Quando a trombose arterial ocorre nas artérias coronárias pode causar um ataque cardíaco no indivíduo. Quando isso acontece na circulação cerebral, pode causar acidente vascular cerebral ou falta de oxigênio para outros órgãos.

— Tratamento
Existem medicamentos para reduzir a viscosidade do sangue e dissolver o coágulo (anticoagulantes) que ajudam a diminuir o risco, a evitar a ocorrência de novos episódios e o aparecimento de sequelas, mas que só devem ser usados mediante prescrição médica depois de criteriosa avaliação.

É importante procurar o médico. Aqui, na Associação dos Funcionários Públicos do Espírito Santo (AFPES), você pode agendar sua consulta com os especialistas: Clínico Geral ou Angiologista.

A AFPES trabalha diariamente para atender os seus associados com qualidade e respeito 💙
Venha fazer parte da AFPES e seja um associado!

#AFPES