O Dia Mundial do Rim, lembrando em 09 de março, foi celebrado na AFPES com uma palestra com o médico Michel Assbu, referência em Nefrologia para o Estado.

A data foi escolhida para fortalecer a educação e conscientização sobre a doença renal crônica em diferentes setores da sociedade no mundo todo: comunidade, profissionais da saúde e gestores de política em saúde pública.

A doença renal crônica se caracteriza pela lesão irreversível nos rins, mantida por três meses ou mais, afetando uma em cada 10 pessoas no mundo e com taxas crescentes de acometimento na população. Quando diagnosticada de forma precoce, sua progressão pode ser controlada ou retardada, na maior parte dos casos.

“A Campanha acontece no mundo todo e chama atenção para o cuidado com a saúde dos rins. A doença renal crônica é silenciosa, ou seja, não apresenta sintomas ou são poucos e inespecíficos. O paciente diagnosticado com a doença deve seguir o tratamento ao longo da sua vida, seja com diálise ou o transplante renal”, enfatizou o Nefrologista, Michel Assbu.

#AFPES #DiaMundialdoRim