No Dia Mundial de Conscientização da Violência Contra a Pessoa Idosa, lembrado em 15 de junho, a Associação dos Funcionários Públicos do Espírito Santo (AFPES) faz um alerta para a ampliação dos serviços, cuidado e atenção aos idosos.
“Enquanto sociedade, precisamos nos responsabilizar e garantir que os idosos tenham seus direitos reconhecidos e sejam respeitados. Precisamos unir forças e lutar contra os abusos e sofrimentos das gerações mais velhas”, destacou a presidente da AFPES, Maria de Fátima Vieira dos Santos.
O Dia Mundial da Conscientização da Violência Contra a Pessoa Idosa foi oficialmente reconhecido pela Assembleia Geral das Nações Unidas em 2011, após solicitação da Rede Internacional de Prevenção ao Abuso de Idosos (INPEA), que estabeleceu a comemoração em junho de 2006.
A violência contra o idoso pode ser definida como “um ato único, repetido ou a falta de ação apropriada, ocorrendo em qualquer relacionamento em que exista uma expectativa de confiança que cause dano ou sofrimento a uma pessoa idosa”. É uma questão social global que afeta a saúde e os direitos humanos de milhões de idosos em todo o mundo, entretanto, geralmente é subnotificada.
Onde procurar orientação ou denunciar:
– unidades municipais de saúde;
– delegacias;
– disque 100 (Direitos Humanos);
– 190: Polícia Militar (para situações de risco eminente)
Fonte: Agência Senado
Assessoria de Comunicação – AFPES
[email protected]
(27) 99823-4551