No Dia dos Avós, comemorado no dia 26 de julho, a Associação dos Funcionários Públicos do Espírito Santo (AFPES) chama atenção para os cuidados com a saúde da terceira idade. Segundo pesquisa do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, o IBGE, a população brasileira está envelhecendo e as projeções apontam que, para 2060, haverá mais idosos do que jovens.

“As melhorias pelas quais o país passou nas últimas décadas resultaram no aumento da expectativa de vida da população e, hoje, já percebemos um grande número de idosos na nossa população. Diante dessa situação, alguns cuidados precisam ser levados em conta, principalmente, na área da saúde”, explicou o diretor técnico do Hospital dos Servidores, o médico Enrico Miguel Stucchi.

O diretor técnico do Hospital dos Servidores, no Centro de Vitória, analisa ainda que, entre seus associados, o maior número está na terceira idade. Pessoas com mais de 59 anos representam 62,8% dos beneficiários do plano de saúde.

Para o geriatra e superintende da Associação dos Funcionários Públicos, Leonardo Goltara, os cuidados com alimentação, atividade física e relações sociais são fundamentais para manter o bem-estar e a qualidade de vida dessa população.

“Como especialista, preciso orientar para que as pessoas mantenham uma alimentação saudável e, na terceira idade, o nosso organismo já não é mais o mesmo, por isso, uma dieta balanceada, com as quantidades ideais de nutrientes e de energia ajudam a manter corpo e mente sãos”, justificou o geriatra e superintendente do Hospital dos Servidores.

Outra orientação do especialista é sobre atividade física. “A atividade física, pela mesma forma, é indicada para todas as idade. Para os nossos vovós é importante que pratiquem algum exercício de forma moderada, respeitando os limites e sob orientação de algum profissional. Manter-se em movimento ajuda na independência dos idosos”, esclareceu Leonardo Goltara.

E para finalizar, Leonardo Goltara fala sobre as relações sociais. “Conversar, ouvir outras pessoas, discutir casos, estar em contato com o outro ajuda a manter a mente sempre ativa. O envelhecimento não deve ser seguido de isolamento, pelo contrário, as relações sociais e familiares são, sem dúvida, um ponto de apoio e equilíbrio”, garantiu o geriatra e superintendente do Hospital dos Servidores, Leonardo Goltara.

Associação dos Funcionários Públicos do Espírito Santo – AFPES

A Associação dos Funcionários Públicos do Espírito Santo – AFPES – nasceu em janeiro de 1934 fruto do sonho de um grupo de servidores públicos do Estado, liderados por Ary Viana, que desejavam melhorar a qualidade do atendimento médico e da assistência à saúde para os profissionais que integravam o quadro do funcionalismo público e seus dependentes. O Hospital dos Servidores está localizado na Cidade Alta, próximo à Catedral de Vitória.

Assessoria de Comunicação AFPES – Associação dos Funcionários Públicos do Espírito Santo
Ravane Denadai
(27) 99823-4551
assessoria.afpes@afpes.com.br