No dia 16 de março de 1995 foi oficializado o Dia Nacional do Ouvidor, por meio da Lei Federal nº 12.632/2012, profissional que tem a função de dar voz às pessoas.
O Ouvidor tem o papel de dimensionar e encaminhar as demandas feitas pelos cidadãos aos entes responsáveis pela resolução do problema.
A Ouvidoria da Associação dos Funcionários Públicos do Espírito Santo (AFPES), tem como Ouvidor-Geral o Carlos Eduardo Barbosa, formado em Comunicação Social, especializado em Gestão de Ouvidorias e MBA em Gestão de Planos de Saúde, atua como um canal direto de comunicação entre associados, pacientes e a instituição.
Compete à Ouvidoria receber reclamações, críticas, pedidos de informações, sugestões, elogios e outros expedientes referentes aos serviços e às atividades desenvolvidas pela AFPES, adotando as providências necessárias a cada caso, com retorno de informação sobre os resultados aos manifestantes.
Parabéns, Ouvidores! O caminho é longo, mas repleto de desafios enriquecedores.